Nenhuma imagem ou texto devem ser tomados como indicação de investimento. Todo o conteúdo a seguir deve ser visto apenas com fins educacionais
Na semana passada os pares EURUSD e GBPUSD tiveram movimentos de consolidação, ou seja, não se decidiram de fato para onde seguir. Notícias de alto impacto na quinta e na sexta-feira mexeram com o dólar americano, mas apesar disso as movimentações sacudiram forte para cima e para baixo, também sem definição. Hoje estudaremos essas consolidações, e o que podemos extrair de cada uma. Fique atento, marque no gráfico as principais regiões de liquidez, e acompanhe durante a semana, pois para ambos os ativos, apesar de movimentos de baixa recentes, a expectativa ainda é altista.
Se ainda não tem conta demo aqui na Vantage, abra uma aqui, crie uma de forma simples, e você já poderá inclusive testar a análise e as verificações que fazemos regularmente aqui. Espero que goste, e fique sempre atento ao local onde você pegou o link que o trouxe até esta página, pois toda semana estamos atualizando ótimos ativos regularmente.
Pontos de Discussão – EURUSD
Como mencionei, o EURUSD vem lateralizado nos últimos dias, mas a tendência principal, ainda é de alta. Se você reparar no gráfico semanal, fica claro que o teste do topo do canal de baixa parece estar forçando o preço para baixo, e acredito que essa volatilidade por entradas de vendas naquela região pode ser o grande fator de impedimento à continuação da alta. Apesar disso, a tendência ainda é de subida, e o preço do EURUSD tem boas chances de alcançar objetivos acima como em 1.10700, 1.11400 e 1.12500, ambos pertencentes a estrutura de alta em vigor.
Na quinta e na sexta-feira o preço do par sofreu uma baixa considerável, especialmente após atingir uma resistência em 1.10700, e já vínhamos mostrando a possibilidade de compras de curto prazo alcançarem esse nível, veja na análise de H1 feita na última postagem. Mas por agora não passou disso, já que o preço voltou a cair para a região de briga número 2, próximo de 1.09250. Como essa faixa foi a base para um início de alta, é por ali que devemos ficar de olho para mais uma subida do preço. A próxima e provável reação do EUR diante do USD tende a ser mais uma guinada de alta, e oportunidades de compra estão no radar.
Precisa de uma conta para operar dólar/real, mini-índice Bovespa, com depósitos por PIX, e taxas realmente diferenciadas? Abra uma conta na Vantage Markets pelo link abaixo e comece a operar hoje mesmo
Veja na imagem mais abaixo, no gráfico de 1 hora, os melhores locais para entrada de liquidez: a região de 1.09250 e logo acima de 1.10000. Os alvos mais interessantes estão em 1.10700 novamente para trades bem rápidos, e 1.11400 para uma impulsão um pouco mais forte. No caso de continuação da tendência de alta, preste atenção à zona de 1.12500, o topo mais importante e próximo no gráfico Diário. Como a tendência ainda é de alta no D1, um rompimento do limite superior do canal tende a levar o preço do EURUSD até pelo menos 1.14800, veja na imagem.
Uma última análise, que só mencionarei porque de fato surgiu forte essa baixa, é o preço cair até a região de 1.07000. Veja no gráfico semanal mais abaixo, e repare que se o euro perder tanta força assim diante do dólar, aquela região é, além de um ótimo suporte, a base de um canal de alta bem visível.
EURUSD – Gráfico Diário
EURUSD – Gráfico Semanal
Acompanhe análises diariamente e ideias de trade em tempo real. Faça parte do Estúdio Profissional Trader Investidor
EURUSD – Gráfico de 1 Hora
Pontos de Discussão - GBPUSD
Da mesma forma que o euro/dólar, o GBPUSD também estagnou na semana passada. Olhando o gráfico de 1 hora fica claro o canal horizontal que o preço montou durante essa lateralização. Ainda no gráfico de H1, veja como o preço faz um falso rompimento da base do canal, e volta para dentro da consolidação. Isso é um bom indicativo de que os vendedores não têm tanta força assim pra romper o suporte em 1.26400, já bem antigo e bastante discutido por aqui como um excelente ponto de liquidez para oportunidades de compra.
Também da mesma forma que o euro/dólar, o GBPUSD fez um movimento de queda na quinta-feira da semana passada, e até fez um pinbar com cauda para cima. Esse padrão aponta para baixo, mas diante de uma tendência de alta em vigor, ele não tende a funcionar tão bem como se tivesse aparecido numa tendência de queda. Isto significa que o preço do GBPUSD pode até cair forte depois desse padrão, mas não é o que se espera que aconteça no longo prazo quando o contexto é de alta. Assim, sinais contra tendência tendem a não ter tanto sucesso, por mais “bonitos” que pareçam, uma vez que a estrutura predomina no mercado, e agir contra ela pode machucar severamente com o passar dos anos.
No gráfico semanal, o canal de baixa, já bastante e extensamente falado por aqui, ainda não foi fechado, como já aconteceu no EURUSD. Isso gera expectativa, e o mercado espera por esse teste. Como a tendência é de alta, espera-se que o preço em algum momento retome forte a impulsão de subida e venha buscar o limite superior da configuração. Alvos colocados por ali, ainda que demorem dias ou semanas pra serem atingidos, têm excelentes chances de trazer ótimas relações risco/retorno.
Pelo gráfico de 1 hora, visto mais abaixo, acredito que um rompimento firme da consolidação marcada na imagem tende a levar o preço fácil e rapidamente até 1.29500, que é um belo alvo para operações de curto prazo. Fique ligado.
GBPUSD – Gráfico Diário
GBPUSD – Gráfico Semanal
GBPUSD – Gráfico de 1 Hora
Está atento a seu Imposto de Renda das operações realizadas no exterior?
Conheça a Planilha Automática de IR e fique tranquilo com isso
Comments